segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Dicas e curiosidades jornalísticas


Tive o prazer de entrevistar a produtora da TVTEM Leandra Guaracho. Não podia deixar de lado informações tão preciosas e quero compartilhar com vocês esse momento especial.

Lisi - Às vezes matérias de grande produção são deixadas de lado e dão lugar a uma outra mais urgente. Você fica chateada quando algum trabalho não vai ao ar?
Leandra - Se é uma série de reportagem que tem data já programada para começar e terminar, é um material que dificilmente irá cair do jornal. Agora, se a pauta deu um certo trabalho para a produção e nos finalmentes ela cai para dar lugar a outra mais urgente ou factual eu não fico chateada. Se acho que o material vale a pena entrar no ar naquele dia, vou brigar por ele.

Lisi - Como se encontra o mercado de trabalho para a área de produção de telejornal?
Leandra - O mercado está sempre atrás de profissionais dedicados, criativos e com experiência. Penso que para eles sempre há uma vaga. As empresas procuram gente com diferencial e que acrescente algo a mais. Mas,sinto que hoje há um enxugamento no quadro de funcionários, o número de vagas diminuiu. Com isso o profissional tem que ser multifuncional, capaz de executar várias funções. Gosto de pensar que podemos executar várias coisas, o que aumenta as chances de crescimento dentro da empresa.

Lisi - Qual é a sensação de assistir a matéria pronta?
Leandra - A cada nova é uma emoção diferente?É uma sensação boa quando tudo sai perfeito, desde a elaboração da pauta até a finalização, quando o material vai ao ar. Fico orgulhosa do trabalho que é feito em equipe.

Lisi - Na sua opinião, qual o programa brasileiro de melhor produção até hoje?
Leandra - Gosto muito de assistir as reportagens feitas pela Ana Paula Padrão, no SBT Brasil, as reportagens do Globo Repórter e Repórter Record. É um material de qualidade, com pesquisa e que leva informação, e cultura para quem acompanha.
Graças a tecnologia as matérias melhoram gradativamente. Como você vê a televisão daqui há dez anos?A TV digital está chegando. Espero ter uma big televisão onde poderei assistir aos meus programas favoritos nos meus horários favoritos. Acredito que daqui a 10 anos, provavelmente teremos uma tv mais interativa e com qualidade de imagem e som.

Leandra, nós futuros jornalistas agredecemos as dicas.

Nenhum comentário: