segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Vai uma gelada aí?


Com esse calor que vem fazendo ultimamente virou regra sair do serviço e ir tomar uma cerveja no boteco mais próximo. Os universitários estão se encontrando mais em barzinho do quem em sala de aula. Mas qual é problema em dar uma refrescada com os amigos?
É que os adolescentes brasileiros começam a beber muito novos e de forma abusiva. Uma pesquisa elaborada pela Unifesp em parceria com a Senad concluiu que a idade de início de consumo de álcool começa cada vez mais cedo.
Apesar de ser proibido vender bebidas alcoólicas para menores de idade, há pouca fiscalização, e são raros os bares que pedem documento de identidade para jovens. A facilidade de comprar, o preço baixo e a grande tolerância social à bebida são fatores que contribuem para o início precoce do consumo de álcool.
O Brasil está entre os países em que vende a cerveja mais barata. Em nosso país, o álcool além de ser altamente tolerado, é até estimulado, é visto como algo obrigatório em determinadas situações.
O jovem que bebe fica exposto a doenças sexualmente transmissíveis, além da atenção ficar lenta e o risco de acidente de carro aumentar significativamente. Em São Paulo 25% dos motoristas mortos em acidente de carro em 2005 eram jovens de 18 a 25 anos. Destes, 53% tinham nível de álcool no sangue acima do permitido.
O consumo de cerveja entre os adolescentes surpreendentemente é de 52%. O vinho chega a 35%. Destilados somente 7% e bebidas ice 6%.
As mulheres são muito mais vulneráveis ao álcool do que os homens. Elas tem mais gordura e menos água no organismo, o que dificulta a metabolização da
substância. Além disso, há hormônios femininos que reagem mais rapidamente ao álcool e provocam o aparecimento de doenças mais cedo.
Dicas para reduzir os danos:
*Não beber álcool para matar a sede
*Entre uma dose e outra, beber água
*Prefira bebidas com baixa dosagem alcoólica
*Não encha o copo enquanto não esvaziá-lo. Dê goles pequenos
*Comer antes de beber é fundamental
*Nem pensar em beber se estiver grávida
*Não beber se for dirigir para não colocar nenhuma vida em risco
*Não beba para desestressar. Exercícios, bater papo e relaxamento são mais saudáveis.

Nenhum comentário: